quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Casas de Estudantes Universitários (CEUs) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Diferenças estruturais entre as CEUs e relação com a Universidade

A FURG possui, no atual momento, 3 CEUs no campus central da Universidade. Estas diferem em sua estrutura física o que gera diferença nas relações intramoradores. As CEUs buscam, além de ser um espaço para prestar assistência, promover momentos de integração dos estudantes, cada CEU à sua própria maneira.
A CEU-FURG, por ser a mais antiga, é a que possui estrutura regimentar e física mais sólida. A CEU é dividida em apartamentos de 5 ou 10 pessoas, tendo cada um deles sua cozinha, banheiros e salas, para a integração dos moradores, são realizados eventos nas áreas comuns, tais quais, festas temáticas, jogos de futebol e sessões de cinema.
A CEU-BOLAXA é a segunda casa da FURG, da mesma forma que a CEU-FURG, o prédio é alugado. Como o prédio era um hotel antigo a divisão de moradores dá-se por quartos de 2 à 5; por esse mesmo motivo há problemas de infraestrutura específicos como a rede elétrica deteriorada. Localiza-se em região campestre e possui problemas típicos dessa vegetação. A CEU-BOLAXA também possui atividades de integração como jogos de futebol.
A CEU-CARREIROS é a primeira CEU construída pela própria Universidade, inaugurada nesse ano e situada dentro do campus. A estruturação da casa é similar à CEU-BOLAXA no sentido de haver quartos com duas pessoas e ter cozinha comunitária, mas diferencia-se por ser separada em alas masculina e feminina a cada andar, havendo um banheiro para cada ala, sendo cada uma composta por 5 quartos. Por ser uma CEU nova está em fase de estruturação regimentar e diretora.
Alguns problemas comuns referem-se a estrutura física como problemas de infiltração e problemas com a rede de esgoto, deficiente frente ao número de moradores por CEU.
Todas as CEUs possuem ou estão em processo de produção do seu próprio Regimento Interno, bem como, um Conselho Diretor que lute juntamente com os outros moradores pelas necessidades e anseios de cada CEU frente à Universidade. A relação com a PRAE dá-se de maneira similar entre as CEUs, havendo uma relação de diálogo, o que não significa que não ocorram conflitos de interesses entre os Moradores e a Universidade.



Moradores CEUs FURG:
Fabiani Figueiredo Caseira;
Marcelo Correia Barbosa Junior;
Guilherme Nader de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário